Uma ajudinha

Olá Flores!

Achei que eu só voltaria no domingo ou segunda, mas preciso da ajuda de quem já comprou ou orçou granitos e mármores para a bancada da cozinha, lavatórios e lavabos.

Ainda não tenho as medidas exatas das bancadas, vamos pegar isso agora no fim de semana, para depois começar pesquisar preços de granito e mármore. Mas eu já gostaria de ter uma noção de valores, para não ser pega de surpresa e na hora não fazer cara de que levei um tiro na testa!

Na cozinha estamos pensando em uma dessas opções:

Preto Absoluto

Preto São Gabriel

Ouvi falar que quanto mais escuro mais caro, e como não sei qual o tamanho da arma, tenho um plano B:

Branco Polar

Branco Dallas

Branco Alaska

Para o banheiro e lavabo estamos na dúvida se granito ou mármore:

Granito:

Amarelo Ornamental

Amarelo Icaraí

Mármore:

Travertino

Botticcino

Crema Marfil

Desencanamos do marmoglass porque não queremos tudo branquinho e o Paulo não gostou muito.

Oh! E agora quem poderá me ajudar?! rsrsrs.

Aqui vão umas dicas interessantes que encontrei nesse site aqui http://marmograngoias.com.br/catalogos.htm. (Eu ia direcionar a palavra “aqui” para o site, mas aqui na empresa por algum bloqueio na rede dá erro quando tento fazer isso).

Mármore ou granito?
Na hora de decidir entre um e outro considere não apenas o seu gosto pessoal. Avaliar o uso e a aplicação pode ser determinante para uma escolha segura.
Mármores e granitos têm em comum a resistência, a durabilidade e a fácil manutenção. Contudo, com aspecto, preço e, principalmente, indicações de uso específicas, essas rochas de diferentes origens e composições devem ser escolhidas de forma criteriosa.
Conhecer um pouco mais sobre suas características significa evitar que sejam empregadas de maneira incorreta e, conseqüentemente, acabem danificadas. Veja algumas dicas e explicações que podem ajudá-lo a definir a pedra mais adequada para cada situação.
Em ambientes sociais, tire partido dos veios de composição calcária, os mármores são formados por camadas sedimentares que, superpostas, resultam em veios. Se, por um lado, têm forte apelo visual, por outro, são menos resistentes que os granitos. Suscetíveis à manchas e desgaste, são recomendados para áreas internas, como salas, halls e demais ambientes sociais.
Para cozinhas e áreas externas, prefira os granitos mais duros e resistentes a ataques químicos, desgaste e efeitos da poluição, sol e chuva, os granitos são apropriados tanto para áreas internas como para externas. De origem vulcânica e característicos pontos pretos (originários de um de seus componentes, chamado mica) não atraem tanto pelo seu aspecto, mas pela sua resistência. Com exceção dos cinzas e amarelos, todos são indicados para cozinhas ou locais onde há contato com gorduras e produtos abrasivos. Principalmente os marrons e vermelhos, considerados os mais duros.
O tipo e a procedência influenciam no preço os mármores mais conhecidos, além dos nacionais, são os italianos, espanhóis, portugueses e gregos. Embora o preço varie muito, os disponíveis no mercado costumam ser mais caros que os granitos – isso por que há mais opções de importados do que de nacionais.

 

Aprenda a Distinguir Mármores de Granitos
O método mais simples é riscando a superfície lisa da rocha com metal: o mármore é riscado e o granito não. Este fato se dá em função da dureza relativa dos minerais constituintes das rochas. Os mármores são constituídos principalmente por calcita ( mineral de dureza 3 – escala de Friedrich Mohs), portanto pode ser riscado por metal. Os granitos são constituídos principalmente por feldspato e quartzo ( minerais de dureza 6 e 7, respectivamente), e não podem ser riscados pelo metal, mas riscam o vidro e são riscados por outro mineral de dureza superior. Os travertinos são rochas calcárias de sedimentações químicas, formadas pela combinação de bióxido de carbono com carbonato de cálcio em solução.

 

E as fotinhos das pedras foram tiradas desse site: http://www.flamarimports.com.br

Espero as sugestões, opiniões, ajuda…de vocês…Beijos!

Tags:

2 Comentários to “Uma ajudinha”

  1. olá! andei nessa busca a tempos atrás, os pretos realmente não são muito baratos (o absoluto é mais caro que o são gabriel), mas existem alguns “brancos” e “amarelos” que são tão caro quanto. Aconselho a fazer vários orçamentos, pois emcontrei diferenças absurdas de um local para outro. Procurei tanto e acabei optando pelo mais em conta (verde ubatuba) no início fiquei frustrada por não usar o preto que tanto queria, mas com a diferença de preço consegui fazer as bancadas dos dois banheiro. Hoje olho para a bancada da cozinha e adoro, não me arrependo, e acho que no conjunto final da obra, essa mudança na cor nem far´tanta diferença.
    bjs e sorte nas suas esolhas!

  2. Gostei do Botticcino para o lavabo e do Branco Alaska para a cozinha🙂

    Beijos!

    Bom finde e boa sorte nos orçamentos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: