Organizando o guarda-roupa

Tarefa difícil mas não impossível!

Hoje o post é para ajudar leitora Tamiris que além de me pedir dicas para as roupas das madrinhas (Tamiris vai casar em breve), me pediu também dica para organizar o armário do quarto que não é muito grande e ela vai dividir com o marido. Gata, estamos a maioria no mesmo barco! Então o post também é para ajudar a todos que estão nesse barco.

1º Dividir as roupas por estações, se a estação é primavera/verão, guarde as roupas outono/inverno em plásticos a vácuo em outro local. Em cima do armário ou em outro cômodo.

2º Não invista em muitas roupas de modismo, a tendência vai passar e você ficará com peças paradas ocupando espaço, invista em peças de modismo que podem ser usadas com outras peças báscias depois, assim não fica um modelito desatualizado. Mantenha no armário peças básicas, clássicas e suas preferidas.

3º Se já tem mais de um ano que você não usa uma peça de roupa não usará mais, melhor passar pra frente, principalmente se já estiver muito gasta.

4º Roupas que não te servem mais…bola pra frente que atrás vem gente! Às vezes acabamos mantendo peças de roupas que não nos cabem mais pensando um dia voltar a caber, quando você voltar ao peso anterior aquelas roupas já terão saído de moda e estarão gasta, a não ser que você guarde em plastico a vácuo em outro local desocupando espaço no armário. E se já saiu de moda vá ao item 2 e 5.

5º Se a roupa tiver um estilo vintage pode ser usada com outra peça mais moderna, porém se roupa estiver desatualizada e antiquada…tchau! 

6º Vestidos: pendure-os nos locais mais altos do armário com cabides arredondados nos ombros. Em espaços pequenos pendure-os pela cintura, dobrando-os ao meio. Vestidos menos usados devem ficar em locais protegidos, cobertos por panos ou capas.

7º Camisas, camisetas e blusas: se for de algodão ou malhas que amassam pouco, podem ser dobradas em pilhas em um lugar visível, ou se o espaço for pouco enroladinhas  empilhando-as em ordem de cores ou de uso. As roupas em rolinhos não marcam, ao dobrar ficam vincos. Tecidos que forem delicados, acetinados e que amassam com facilidade devem ficar em cabides. Se for camisas, abotoadas em cabides arrendodados e com enchimento nos ombros.

8º Saias: podem ser guardadas embaixo de jaquetas e casacos que ficam nos cabides.

9º Calças: de tecido leve devem ser penduradas pelo vinco. Jeans, moletons e leggings podem ser dobradas ou penduradas em cabides comuns.

10º Casacos: pendurados e de preferência separados por cor.

11º Roupas que você não poder ver não são lembradas, portanto não são usadas.

12º Se tiver roupa com mancha, sem botão…precisando de manutenção e você não quer se desfazer dela, separe em uma sacola para levar à lavanderia ou costureira.

13º Peças que não combinam com mais nada que você tenha, ou livre-se dela ou compre outra peça que irá combinar. Livre-se também de todas as peças que você não se sente bem em usar.

14º Space Bag: ótimo para guardar peças pouco usadas ou de outra estação, é super prático e deixa de ocupar 75% do espaço que as roupas ocupariam, mágico hã!

15º Se tiver mais de duas gavetas ajuda bastante. Se tiver4 gavetas, 2 serão sua e 2 do marido…normalmente A primeira gaveta, costuma ficar roupas íntimas como lingeries, eu costumo guardar na mesma gaveta as meias dentro de sacos de panos. Segunda gaveta, pijamas da estação.

16º As roupas penduradas em cabides procure colocar em ordem de tecido e cor, dos mais pesados até chegar nos mais leves. Do mais escuro ao mais claro.

17º Dependendo da peça de roupa podem ser penduradas mais de uma no mesmo cabide.

18º Sapatos: Os mais usados é bom passar um pano úmido dentro e fora do sapato e deixar 30 minutos numa área arejada para sair o cheiro. Os menos usados deixar em saquinhos de panos em vez de deixar na caixa onde pode juntar fungos e mofar. Eu compro muita Melissa e a maioria vem com saquinhos de pano com cheirinho de cliclete, esses saquinhos são muito bons, sempre que uso uma Melissa quando chego em casa passo um pano úmido ou lenço umidecido mais baratinho, deixo secando por um tempo e coloco no saquinho, mantém o cheiro de chiclete e não pega poeira, evitando também de algum bichinho se alojar dentro do sapato. Tenho aracnofobia, então tenho o maior cuidado com sapato exposto.

19º Para manter o armário organizado procure separar sua roupa de trabalho no dia anterior, à noite. Isso evita atrasos, pois quando mais precisamos e menos tempo temos de procurar, aquela roupa que você queria tanto usar não vai aparecer, você vai se estressar por não encontrar e estar atrasada. E muitas vezes acabamos acordando mal conosco mesmo, e nenhuma roupa serve para aquele estado de espírito, coloca uma coisa e não fica bom, aí joga na cama, pega outra coisa, e outra…quando vai ver sua cama está parecendo aqueles bandejões de liquidação. Você está atrasada então o que vai fazer? Juntar tudo e jogar no armário! Separando a roupa no dia anterior você pode dormir até uns minutinhos a mais ^^

20º  Roupa de cama: pouco provável que tenha sobrado espaço no armário. Uma boa são aqueles gavetões da cama boxe, eu comprei uma justamente porque vinha com quatro gavetões, dois de cada lado. São grandes e cabem muitas coisas, edredom, lençol, colcha, fronhas, toalhas e etc.

21º Baús também são uma boa pedida para guardar “n” coisas. E eu acho um charme aqueles baús de vime!

 

22º Por fim…Peças de roupa e objetos de valores sentimentais: Se sobrou lugar no armário, ótimo! Mas mesmo assim guarde em um lugar especial e específico para que não estrague com o tempo. Para quem não tem mais espaço no armário, podem guardar no baú de vime ou naquelas caixas grandes de presente, que só a caixa já é um presente.

Parabéns! Você conseguiu! =)

Obs: Se tiver erro de gramática me desculpem, mas como está tarde (00:16h) e acordei super cedo (6:00h) pode ser que algumas palavras tenham sido digitadas erradas ou faltando letra, tenho mania de comer letras, rs.

Obs2: As imagens foram retiradas do Google e algumas dicas também.

Beijos.

6 Comentários to “Organizando o guarda-roupa”

  1. Adorei o post…tá ficando bom isso aqui!! rsrsrs

    Tbm tento organizar nossas roupas desta maneira…mas o Lucas não liga muito pra isso, então vai misturando tudo com o tempo; Temos um bau de vime com estofado roxo (rs) onde coloco as blusas de frio…é muito prático.
    Ainda não temos guarda-roupas, então tento me virar com dois gaveteiros com 5 gavetas cada, mas os cabides me fazem uma falta…em breve compraremos um com portas de correr hehehe .

    bjus

  2. Oi querida, obrigada pelas dicas…
    Já tinha visto algumas, mas nada tão detalhado assim… Parabéns…
    Quando tiver com meu guarda-roupa montadinho, tirarei fotos e enviarei a você… São tantos detalhes ne querida… por isso, que pensar em tudo q você mencionou, nos ajuda mt no dia a dia.
    Alias, Você tb podia fazer um post sobre cozinhas e lavanderias… sabe aquele problema de ter muita coisa a guardar, porem, sua cozinha é um corredor que acaba na lavanderia??? rsrsrsrsrsrrsrs, pois é… mais um probleminha…. rsrsrsrsrs
    Beijussssssssssss

  3. As dicas para organização são ótimas!! Mas sabe que às vezes eu tenho algumas roupas que são de valor sentimental… uma blusa que minha vó fez… ou alguma coisa que ganhei da minha mãe… heheeh mereço isso?

    Bjs

  4. Oi Liz,

    Todo mundo tem aquela peça de roupa ou algum objeto que temos um carinho especial, não tem problema guardar. Eu costumo guardar essas peças e objetos no baú de vime e caixa de presente, aquelas grandes que só a caixa já um presente, rsrs. AMO caixas de presente, rs.

    Beijo!😉

  5. Eu sempre fico pensando que o ideal seria que, toda vez que comprássemos uma peça, retirássemos uma outra já muito usada. Tenho uma amiga que consegue manter o armário assim, sempre renovado.

    Ainda não consegui este total desapego, mas tento sempre fazer uma limpa, doando peças que não uso mais.

    Boas dicas!

    Bjsss

  6. Graças a Deus qe eu não preciso de guarda roupas tenho um quarto bem grande de roupas e sapatos *-*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: