Quartos Pequenos…Como decorar e organizar?

Nathalia…demorou mas saiu! Achou que eu tinha esquecido é?! Nã-não, foi falta de tempo mesmo, mas hoje minha tarde foi dedicado a esse post.

A Nathalia me pediu ajuda com a organização e decoração do quarto dela e da irmã que mede 3,75 x 2,75. Eu pesquisei algumas fotos para ajudar na visualização, pesquisei também algumas dicas, além da minha própria experiência, pois por alguns anos eu tive um quarto pequeno e estreito.

Algumas das dicas abaixo foram tiradas do site Terra. E as imagens do Google Images.

Vamos às dicas:

1. Cores escuras podem dar a aparência de que o quarto é ainda menor. Portanto invista em tons claros, que conferem sensação de amplitude. Alguns detalhes são bem-vindos, uma das paredes pode contar com painéis, papel de parede, adesivos. É interessante optar por tons mais claros. Se quiser um papel de listras rosas, que o fundo seja bege. Um papel todo colorido diminui o quarto.

2. Invista em espelhos, não servem apenas para conferir a aparência. Na decoração, têm a função de proporcionar aspecto maior aos ambientes. Uma sugestão é anexá-los à porta de correr do armário, assim não ocupam espaço na parede. (No meu caso, infelizmente não será possível ter portas de correr no armário devido a alguns obstáculos que foram encontrados depois de retirado o armário antigo, então colocarei um espelhão acima da cabeceira da cama).

3. Cama. Já falei sobre isso no post ‘Organizando o guarda-roupa’. Gavetas na cama são uma boa opção para ambientes pequenos, algumas camas box, como a minha, já vem com as gavetas, duas de cada lado. Para quem não pode obter uma dessas camas, o baú de vime também é uma boa, alguns baús servem até de acento, alguns já vem com acento estofado. A cabeceira da cama deve harmonizar com o estilo do restante do projeto. Pode ser almofadada, de madeira, de ferro…enfim, há muitas variedades.

4. Paredes. Abuse das paredes, isso eu posso falar. Meu quarto cabia exatamente uma cama de solteiro e um armário, e só isso já me deixava um espeço estreito para circular entre o armário e a cama, a mesa do computador era um elefante branco no quarto, não tinha espaço para uma cadeira, então para usar o computador eu tinha que sentar na beirada da cama, e todas as minhas coisas brigavam por espaço na mesa, isso porque na época o $$$ não dava para fazer um quarto planejado. Então abuse das prateleiras e nichos, eu adoro nichos, além de ajudar na organização acho um charme como decoração.

5. Objetos e roupa de cama. O ambiente claro pode ganhar cores e detalhes por meio de tapetes, roupa de cama, almofadas, cadeira colorida, pufes e quadros. Tudo isso sem exagero, sempre harmonizando com o ambiente e usando tons complementares. Se enjoar do visual basta trocar os objetos e tecidos, além de economizar.

6. Se tiver TV no quarto prefira fixá-la na parede, ocupa menos espaço. Uma prateleira ou nichos abaixo dela, podem servir para colocar DVD, video game, etc.

7. Fotos…Adoooro! Acho super importante ter em casa, na sala, no corredor, nos quartos…Causa a sensação de aconchego, de lar, além de incrementar a decoração e reavivar memórias. Podem ser colocados em quadros pendurados na parede, é permitido usar molduras e tamanhos diferentes respeitando sempre um padrão, por exemplo, olhando para a parede imagine um quadrado…para ajudar peque linha e fita adesiva, forme um quadrado grande na parede, dentro daquele quadrado pendure os quadros de modelos e tamanhos diferentes. Os quadros também podem ficar soltos em cima de aparadores, em cima da cabeceira da cama, prateleiras. No caso de porta-retratos podem ficar em prateleiras/nichos para não ocupar tanto espaço.

  

8. Facilite a circulação. Encher o quarto de móveis atrapalha a circulação, é recomendado deixar corredores de pelo menos 60 cm nas laterais das camas e em frente aos armários. Em quartos de solteiro , vale encostar a cama na parede para ganhar espaço para a circulação. fazer isso com cama de casal não fica bom porque quem dorme do lado da parede tem dificuldade para se levantar.

9. Armários. Para quem divide o armário com outra pessoa, seja ela marido/esposa, irmão (ã)…para um quarto pequeno o ideal seria um armário de até 4 portas, de preferência portas de correr. Para a organização e divisão interna leia o post ‘Organizando o guarda-roupa’

10. Regrinha básica independente de tamanho e ambiente…Paredes escuras: móveis e e objetos de decoração de tons claros. Paredes claras, os móveis podem ser de um tom mais escuro, e os objetos de tons e cores variados sempre hamonizando com o restante do ambiente.

Outras imagens para se inspirar:

 quarto-irmas1

 Essa última foto foi retirada do blog Borges e Godoy e a pessoa responsável pelo projeto deu a seguinte informação:

“O projeto consistia em um “simples” quarto para duas irmãs, mas eram tantos os pedidos que se tornou um grande desafio. Era necessário, além da troca de todo mobiliário, também o acréscimo de duas bancadas de estudos separadas, duas estantes também separadas para livros, CDs, adornos e tudo mais que cada uma possuía, duas camas de solteiro com gavetas e ainda uma bicama para hóspedes, tudo isso em apenas um quarto de 11m². A solução atendendo todos os desejos e expectativas, sem comprometer a circulação e ainda ficar funcional, foi fazer um layout “espelhado” em que cada lado possuísse um conjunto completo para cada irmã separadamente. Elas adoraram!!! “

 Nathalia, espero ter ajudado.

Um beijinho para todos e uma ótima Páscoa ;)

7 Comentários to “Quartos Pequenos…Como decorar e organizar?”

  1. Nada como um designer de decoração para ajudar né!? Transformar ambientes pequenos deixando-os mais amplos, os móveis certos para espaços pequenos, a cor combinando com a luminosidade, com o ambiente, trasnformar lugares antes sem graça e sem brilho em ambientes aconchegantes e sofisticados…! Acho o máximo decoração!!! Amei o 3º quarto em estilo retrô chique, nostalgico!? simplesmente lindo!!!.

    bjs

  2. Ótimas dicas, Tainã!
    Engraçado, uma Nathalia me escreveu com as mesmas dúvidas. Será a mesma? Hehehe

    Falando nisso, também preciso responder o seu e-mail! Faço isto esta semana sem falta, como prometido. =)

    Beijinhos!!

  3. Oii, amei os quartos, os de estilo provençal sáo lindos!!
    Obrigda pelas dicas la´no blog!1
    Bjss

  4. Oi Amor!

    Aqui está o maridão e eletricista temporário! hehehe
    Vim visitar seu blog e aproveitar para mostrar para a galera do trabalho pois surgiu o assunto sobre apartamento aqui. :)

    Vejo que você continua fazendo um ótimo trabalho nele. Parabéns!!!! :D

    BEIJÃO!!!!!!

  5. gostei muito muito das decoraçães muito bonitass by:antonia

  6. achei lindo tudo o quarto dos meus filhos e muito pequeno e eu queria uma dica de como aproveita o espaço pois e um menino e uma menina de 12 anos e de 14 anos beijos obrigada me mande resposta

  7. Oi taina, eu(15) e minha irmã(17) dividimos o quarto desde sempre, mas ela ta indo pra faculdade e o quarto vai ser só pra mim, tipo eu quero dar uma repaginada nele, como eu adoro musica, principalmente estilo década de 60 e 80 com Beatles e legião urbana, decidir investi nisso, gosto muito de artigos de decoração, gosto de frases na parede, pôster, banner e coisas bem criativas, gostaria da sua ajuda.. Eu tbm sou super amiga da natureza, sou vegetariana, e gosto de reciclar entao se encontrar artigos de decoração de material reciclável ajuda vai.. Eu adorei o seu blog.. Tenho certeza que vai me ajudar muito.. Obg bjs tchau

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 40 outros seguidores

